Pessoas e a Internet

Continuando da ultima coisa que eu escrevi, vou pegar o gancho sobre como as pessoas gostam de se comunicar.  Isso é fato, o ser humano é um ser comunicável. Nossa evolução dos meios de comunicação, sempre fez uso do que nos temos de mais moderno e avançado em tecnologia. Hoje, nossa sociedade, não só quer se comunicar uns com os outros mas quer saber de tudo e de todos. Nós temos uma necessidade incrível de agregar informação. Todo mundo gosta de uma boa fofoca, no trabalho, na escola, com os amigos e especialmente com os inimigos. Mas o que nos chamamos de fofocas, simplesmente é o nosso impeto de saber o que esta acontecendo, e de compartilhar o que esta acontecendo. Seguindo essa linha de pensamento, podemos imaginar como as pessoas são em relação a transmissão de informação. Todos gostam de fofocar, fato, uns não gostam de fofocar (pelo menos não gostam de usar esse nome) mas ainda sim, adoram um rumor, uma especulação ou saber de algo que ninguém ficou sabendo ainda. Assim, temos tipos de pessoas, tem aquele que é o HUB, ele recebe uma informação e já logo quer passar pra todos os que ele tem contato. Porque a pessoa que fazer isso? Talvez porque ela goste da atenção que ela recebe de outros quando ela esta contando, talvez simplesmente goste de espalhar informação, ou até só queria mesmo bater papo e usa essa informação para não ficar sem assunto. O que é importante  saber é diferenciar um roteador. Temos também aquela pessoa que é quase como um HUB, mas ele é um pouco mais discreto, ele é um Roteador, ele recebe informações, e passa adiante para quem ele considera pertinente que receba aquela informação. Nesse caso, vão se enquadrar normalmente seus amigos, pois eles vai ter o que falar pra você, mas ao mesmo tempo é algo que eles não iriam contar para todos. E nós temos um outro tipo, o tipo mais interessante na minha opinião, ele é o Agregador. O Agregador é o cara que ta sempre interessado em saber o que ta acontecendo, ele sempre escuta o que os outros tem pra falar, ele sabe interpretar o que esta acontecendo a sua volta e extrair informações disso. Ainda sim, esse não é  o diferencial do agregador, ele é o cara, que sabe usar a informação que ele tem para o beneficio dele e de quem ele possa querer beneficiar.

Agora, a gente se pergunta, o que tudo isso que eu escrevi tem haver com o título, simples. Isso foi só uma forma boba de mostrar que todos estão interessados na informação, nem todos da mesma forma nem pelos mesmo motivos. E é ai que entra a internet. A grande ferramenta,  a ferramenta que possibilita as pessoas levaram a sede de buscar e compartilhar informação a níveis cada vez maiores. E apesar de poucos realmente entenderem isso, informação, é poder, é, sempre foi e vai continuar sendo. Em um mundo no qual a disponibilidade de informações tem um papel tão importante e é tão facilitada, informação é a arma mais poderosa que se tem. Por isso eu volto aos exemplos que dei, o HUB, Roteador e Agregador. Eles de certa forma exemplificam as varias formas de usar as informações que nos são passados. E nesse mundo de hoje, se você for um agregador, se você souber coletar, guardar e usar as informações que tem da forma certa, você passa a ter um poder muito grande.

Isso tudo, basicamente é pra mostrar que informação  = poder. No mundo digital e sem fronteiras de hoje, cada vez mais, detalhes de nossa vida começam a virar pedaços de informação públicos, pelo menos para aqueles que realmente querem achar. Escrevi isso tudo, só para que você possa entender, que sua vida esta ficando exposta, só que isso não e culpa da tecnologia, é culpa nossa, pois somos nós que usamos a tecnologia. Quem aqui não conhece alguem que teve problemas de relacionamento por causa do orkut? Nesse caso, é culpa do orkut? É culpa da ferramenta, não, a culpa é nossa, que na nossa fome por nos comunicarmos junto com a sede por informação, não cuidamos devidamente de nós, nem pensamos que somos apenas 1 em bilhões (sem exagero) que está navegando ali, que esta lendo o que está ali.

Não tenha medo da ferramenta, só tenha em mente que você deve usar ela de forma consciente.

Advertisements